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VEJA COMO FORAM AS MISSÕES
dia 1

FOTOGRAFE SEU PRATO

Primeiro dia da jornada, dia de tomarmos consciência e usarmos o nosso prato como ponto de partida. O que está bom? O que pode melhorar? Escolha uma ou mais refeições do seu dia e fotografe. Não se preocupe com a beleza, se está certo ou errado, se você acha que deveria estar diferente. A ideia do dia é se conectar, refletir, se conscientizar para então decidir o que você quer mudar, partindo de você mesmo. Comemos várias vezes ao dia e muitas vezes nem nos damos conta. Será que estamos escolhendo o que comemos com calma e atenção? Será que tem variedade nas nossas refeições? Será que temos comido com prazer e satisfação? Hoje é dia de começarmos a perceber. Tem algo que você queira mudar? Se surpreendeu com você mesmo? Ou quem sabe até se deu parabéns? Qualquer que seja o resultado, vamos acolher o sentimento e usá-lo como incentivo para continuar. Uma mudança de hábito é muito mais gostosa se feita fazemos junto de com quem amamos. Convide as pessoas à sua volta pra fazer junto e comece uma Jornada Mais Natural em qualquer dia da semana, a qualquer momento do ano.

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dia 2

SE ABASTEÇA PARA COMEÇAR

O segundo dia é dia de se abastecer para a jornada. Nas nossas lojas tudo está sempre fresquinho te esperando. Veja o que a nutricionista @manufig recomenda para que você se programe para uma semana: 3 bananas; 1 tomate; 2 laranjas; 1 pêssego; 1 cebola; 1 batata doce; 1 maçã; 1 limão; 1 beterraba; 1 alho roxo; 2 maços de folhas; (quantidade por pessoa para 7 dias)

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dia 3

COMA COM INTENÇÃO E ATENÇÃO

A missão #3 é: “coma com intenção e atenção”. Vamos tentar? Experimente ser curioso com os alimentos, coma usando todos os seus sentidos, observe as cores, texturas, sabores, aromas e até mesmo sons do comer e do beber. Saia do piloto automático, ponha a intenção de comer mais devagar, mastigar mais vezes, prestar mais atenção ao sabor e às texturas, agradecer por ter essa comida. Os alimentos frescos são surpreendentes para os sentidos, você vai gostar de saborear cada um como se fosse a primeira vez.

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dia 4

FAÇA OU PROVE UM SUCO DIFERENTE

A missão #4 é: faça ou prove um suco diferente. Maçã, melancia, melão, atemóia, pêssego, banana, caju, figo, jabuticaba, pêra, romã, goiaba… Temos uma infinidade de frutas com características, sabores e nutrientes diferentes. Brincar de misturar as frutas, fazer um suco diferente, experimentar misturar um sabor que você nem gosta tanto ou nunca provou. Já tentou? Ainda é possível acrescentar nos sucos hortaliças: alface, salsa, couve, pepino, cenoura, beterraba e temperos como gengibre, hortelã, cidreira. A missão para este dia é ampliar o seu repertório de sucos e pensar neles como aliados da sua nutrição. Vamos lá?

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dia 5

MOSTRE CORES NO SEU PRATO

A missão #5 é: mostre cores no seu prato. Montar um prato bem colorido não só deixa ele mais bonito, mas também muito mais nutritivo. Isso porque as cores dos alimentos representam as substâncias presentes neles! Então em vez de pensar que você precisa ingerir mais fitoquímicos ou antioxidantes basta pensar em sempre comer alimentos de tipos e cores diferentes no seu dia a dia. Assim você melhora sua qualidade nutricional de um jeito mais fácil e muito mais gostoso. Na missão de hoje a ideia é perceber quantas cores tem no seu prato. Que tal tentar colocar 5 cores diferentes? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Verdes: são super ricos em clorofila, em vitamina A e C, ferro e cálcio. Alimentos: abacate, pepino, pimentão, alface, rúcula, brócolis, salsa, limão. / Vermelhos: têm como principal nutriente o licopeno, um antioxidante. Alimentos: tomate, pimentão, morango, rabanete, cereja, melancia. / Roxos: importante fonte de antocianinas e resveratrol. Alimentos: beterraba, figo, berinjela, batata roxa, uva, cebola roxa, mirtilo, amora, açaí, repolho roxo. / Amarelos e laranjas: excelentes fontes de vitamina C e betacaroteno. Alimentos: laranja, mamão, abóbora, damasco, cenoura, milho. / Brancos: são ricos em fitoquímicos. Alimentos: couve-flor, cebola, nabo, cogumelos.

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dia 6

MOSTRE COMO SUA AVÓ TE INFLUENCIA

A missão #6 é: Mostre como a sua avó te influencia. Nossos avós sabiam das coisas e nos influenciaram tanto a comer comida de verdade quanto a reconhecer o afeto que existe em uma receita preparada com carinho. Na missão deste dia queremos conhecer as influências dos seus ancestrais na sua comida. Qual é a comida que te acolhe? Qual é a receita maravilhosa da sua infância? Comemos comida, e ela vem carregada de significados e sentidos. Nutrimos não somente o nosso corpo físico mas também as emoções, a memória...

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dia 7

ORGANIZE-SE PARA A PRÓXIMA SEMANA

A missão #7 é: Organize-se para a próxima semana. Passaram-se 6 dias e, no sétimo, nossa sugestão é se planejar para os próximos. Independente de que dia for da semana, tenha um dia para organizar um pouco a vida e sentir a semana fluir melhor. Já pensou em como vai ser sua alimentação nos próximos dias? Muitas vezes a gente deixa de comer bem e fresco por falta de planejamento. A missão deste dia é para você incluir esse hábito na sua rotina. Você pode cozinhar alguns alimentos em maior quantidade, pensar em um cardápio para a semana, fazer uma lista de compras, preparar marmitas, planejar almoçar algum dia em casa, fazer do seu jeito.

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dia 8

FOTOGRAFE E APROVEITE O QUE ESTÁ NA SAFRA

A missão #8 é: fotografe e aproveite o que está na safra. A nossa jornada tem como objetivo fazer com que a gente coma mais alimentos frescos. E não tem nada mais fresco do que o que tá na safra! Os alimentos da safra são mais nutritivos, geralmente contém menos agrotóxicos e têm um melhor preço. Infelizmente a gente se desconectou um pouco desses saberes e nos esquecemos de ver o que está na safra antes de ir às compras, não é mesmo? Em nossas lojas contamos a cada estação o que está na temporada e, qualquer dúvida, conte conosco!

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dia 9

DÊ UMA NOVA CHANCE A ALGO QUE VOCÊ NÃO COME

A missão #10 é: Fotografe mais casca e menos rótulo. Na correria do dia a dia tem uma coisa que quase sempre é deixada de lado: o planejamento da nossa alimentação. E é aí que acabamos consumindo cada vez mais alimentos super processados, cheios de ingredientes que não conseguimos nem entender o que são. Mas a #jornadamaisnatural tá aqui para provar que dá pra ter cada vez mais casca e menos rótulo na nossa alimentação! Em vez de comer um lanche que vem num pacote, você pode escolher legumes como cenoura, pepino, tomate e erva-doce cortados em palitinhos. Dá pra temperar do jeito que você mais gosta ou comer com uma pastinha! As frutas são uma opção maravilhosa: além de serem cheias de nutrientes, não têm um rótulo cheio de ingredientes e não poluem o ambiente, pois suas “embalagens” são biodegradáveis. As castanhas e frutas secas têm uma ótima densidade nutritiva, são práticas de levar, ocupam pouco espaço e também são ótimas para suprir a fome e dar saciedade. Na missão de hoje experimente deixar sua vida com mais casca e menos rótulo.

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dia 10

FOTOGRAFE MAIS CASCA E MENOS RÓTULO

A missão #10 é: Fotografe mais casca e menos rótulo. Na correria do dia a dia tem uma coisa que quase sempre é deixada de lado: o planejamento da nossa alimentação. E é aí que acabamos consumindo cada vez mais alimentos super processados, cheios de ingredientes que não conseguimos nem entender o que são. Mas a #jornadamaisnatural tá aqui para provar que dá pra ter cada vez mais casca e menos rótulo na nossa alimentação! Em vez de comer um lanche que vem num pacote, você pode escolher legumes como cenoura, pepino, tomate e erva-doce cortados em palitinhos. Dá pra temperar do jeito que você mais gosta ou comer com uma pastinha! As frutas são uma opção maravilhosa: além de serem cheias de nutrientes, não têm um rótulo cheio de ingredientes e não poluem o ambiente, pois suas “embalagens” são biodegradáveis. As castanhas e frutas secas têm uma ótima densidade nutritiva, são práticas de levar, ocupam pouco espaço e também são ótimas para suprir a fome e dar saciedade. Na missão de hoje experimente deixar sua vida com mais casca e menos rótulo.

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dia 11

CONVIDE-SE PARA JANTAR

A missão #11 é: Convide-se para jantar. Hoje é importante arrumar a mesa com capricho, pois é para uma pessoa muito especial: você mesmo! Prepare uma comida com sabor e carinho, acenda uma vela, se tiver uma florzinha fica tudo mais bonito. Aproveite a companhia de quem te acompanha em todos os momentos desta jornada.

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dia 12

FOTOGRAFE COMO VOCÊ APROVEITA OS ALIMENTOS DA CASCA AO TALO

A missão #12 é: Fotografe como você aproveita os alimentos da casca ao talo. Se existe uma coisa que está ao nosso alcance para diminuir o desperdício dos alimentos no mundo é aprender a aproveitá-los da casca ao talo. Muitos alimentos podem ser 100% aproveitados, desde suas folhas ou cascas até as sementes: abóbora, batata-doce, pepino, maçã, abacaxi, maracujá, beterraba, cenoura, berinjela, abobrinha, couve-flor, jaca, goiaba… Para tantos outros basta um olhar mais criativo e cuidadoso para não desperdiçar. Assim podemos melhorar a nossa alimentação (aproveitando melhor os alimentos e seus nutrientes) e ainda ter a satisfação de saber de que nossa atitude terá um impacto na alimentação mundial. Vale desde uma receita bem saborosa em que todas as partes do alimento são aproveitadas até um caldo que você prepara com as cascas que ante-sala iam para o lixo.

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dia 13

FOTOGRAFE OCASIÕES QUE MERECEM UM BRINDE

Prontos para a missão #13? Hoje é dia de se proporcionar ocasiões que merecem um brinde. Não existem dia e hora certos para brindar. Pode ser seu aniversário que caiu numa segunda-feira, uma notícia especial, o início ou o fim das férias… Uma vida com hábitos saudáveis tem espaço sempre para pequenas indulgências. O que para você está merecendo um brinde? Reflita e aproveite esse momento tão valioso.

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dia 14

COMPARTILHE UMA REFEIÇÃO

Sabemos da importância de reservar um tempo para passar com quem amamos. Pensando nisso a missão #14 é compartilhar uma refeição. Convide alguém para almoçar ou jantar e perceba a magia que existe no ato de compartilhar! Além de ser delicioso estarmos juntos em volta da mesa, estudos mostram que comer em família, mesmo que sejam algumas vezes na semana, melhora o rendimento escolar das crianças e até diminui a violência. Já tem motivos o suficiente? Então prepare aquela mesa bem bonita e divida algumas delícias com pessoas queridas.

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dia 15

FOTOGRAFE UM PRATO COM FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a gente coma pelo menos 400g de alimentos frescos - frutas, legumes e verduras - por dia. Você sabia que 9 em cada 10 brasileiros não cumprem essa recomendação? Mas a nossa #jornadamaisnatural tá aqui pra isso! Fazer com que todo mundo coma mais alimentos frescos e coma mais colorido. Aumentar esse consumo é uma maneira possível, saudável e bem bonita de nutrir nosso corpo e o mundo. Por isso o foco da missão #15 é colocar mais frutas, legumes e verduras no seu prato. Em cada refeição, faça o exercício de checar o que tem de fresco no seu prato. E, com isso, colocar algo que seja natural e gostoso para você. Bora?

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dia 16

COLOQUE TEMPERO

Estamos muito acostumados a cozinhar com alho, cebola, sal e salsa ou coentro, que são maravilhosos e dão um sabor muito gostoso. Por isso sabemos que um tempero pode mudar completamente o sabor de uma receita. E é sobre isso a missão #16: colocar mais tempero. E que tal inovar, criar, experimentar? Temos uma infinidade de especiarias e muitos, além de deixar uma receita mais gostosa, ainda têm propriedades nutricionais importantes, atuando como antioxidantes, digestivos e sendo bons para o sistema imunológico. Temperos dão sabor e aroma às comidas. Cada lugar do mundo tem sua especiaria característica. Qual é a sua? Faça uma receita com um tempero diferente e especial. Uma dica de um filme lindo para inspirar essa missão? "Tempero da Vida".

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dia 17

FAÇA AJUSTES SEM NEURA

A missão #17 é: Faça ajustes sem neura. Toda comida pode ter espaço numa rotina alimentar equilibrada. Quando seguimos o que nosso corpo nos diz, vamos percebendo o que, como e quanto comer. Mas sim, às vezes nos desconectamos e deixamos de cuidar da alimentação com a atenção que ela merece. Muita gente acha que só uma dieta bem restrita e chata vai resolver. Mas o problema é que dificilmente sustentamos propostas rígidas demais. A ideia é identificar o que pode melhorar na sua alimentação e fazer esses ajustes.

dica
Algumas dicas que podem ajudar
  • Fazer de alimentos frescos e in natura a base da sua alimentação;
  • Cuidar para não exagerar em sal e açúcar: temos tantos temperos maravilhosos e que dão um sabor diferente às receitas;
  • Diminuir o consumo de alimentos processados, planejar-se para suas refeições;
  • Preparar pelo menos algumas de suas refeições: pode ser uma salada de frutas ou um omelete;
  • Colocar metas: comer mais frutas ou comer salada em pelo menos uma refeição;
  • Uma dica bem legal: monte metade do seu prato com vegetais, a outra metade você pode distribuir entre arroz, feijão e carne, por exemplo. Esse é um ajuste de quantidades bem legal e que não tem restrição.
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    O exercício é ver o que funciona pra você e implementar dentro da sua jornada.
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dia 18

FOTOGRAFE COMO VOCÊ LEVA A SUA ALIMENTAÇÃO MAIS NATURAL COM VOCÊ

A missão de hoje da #jornadamaisnatural é: Fotografe como você leva a sua alimentação mais natural com você. Muita gente sai de casa cedo e só volta à noite. Faz a maior parte das refeições na rua ou no trabalho. Planejar, preparar, embalar e levar comida com você dá um pouco de trabalho e, às vezes, preguiça. Mas estamos aqui o tempo todo falando do caminho do meio, e isso quer dizer que levar um lanche ou uma refeição principal pelo menos alguns dias da semana é uma forma de garantir o consumo de alimentos mais frescos, preparados na sua casa e que você goste. Depois que entra numa rotina vai ficando mais fácil.

dica
Algumas dicas que podem ajudar
  • Não adianta preparar uma comida gostosa e não ter onde levar. Use potinhos, garrafas e marmitas para deixar os alimentos mais atrativos;
  • Pegar carona no que está na mesa ou pronto e separar: um pouco de salada, uma fatia de quibe, a outra metade do mamão do café da manhã… Também facilita;
  • Pensar em lanchinhos gostosos e práticos: cenoura, tomate, muzzarela de búfala, nuts, frutas secas, humus, coalhada seca, salada de frutas, granola. Coloque em porções individuais e varie a cada dia.
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Se inspire nessas dicas da nossa nutricionista Manoela Figueiredo e leve uma alimentação mais natural com você.
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dia 19

FOTOGRAFE SUA FONTE DE PROTEÍNA PREFERIDA

Prontos para a missão #19 da #jornadamaisnatural? Hoje é dia de fotografar sua fonte de proteína favorita. Os alimentos fonte de proteínas são super importantes para o corpo. Podem vir de fonte animal (carnes, peixe, ovo, leite e derivados) ou vegetal (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, tofu). Para os vegetarianos é legal consumir as proteínas com vegetais verde-escuros, ricos em ferro, tipo espinafre, agrião, couve. Temos infinitas opções desse nutriente tão essencial para nossa vida. Qual é a sua preferida? Uma oportunidade de hoje é fazer a sua preferida e, por que não, experimentar alguma nova?

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dia 20

FOTOGRAFE SUA COMIDA AFETIVA

Contagem regressiva para cumprir os 21 dias da #jornadamaisnatural. E a missão de hoje é: Prepare sua comida afetiva.⠀ Sabe aquela comida que você sente o cheiro ou alguém te oferece e seu coração bate mais forte? A que, quando você come, lembra de alguém querido? Aquela que quando você está triste te acalenta a alma? Essa é a comida afetiva, que desperta em cada pessoa um significado diferente, pois é carregada de saberes e sabores. Que tal parar um pouco, fechar os olhos e deixar vir da memória a sua comida afetiva? O que mais vem à tona? O lugar, a companhia, quem prepara, qual o sabor, o cheiro… Vivemos hoje momentos difíceis e cheios de regras na alimentação e, muitas vezes, deixamos de lado esses aspectos tão importantes e essenciais que a comida também nos traz. Permitir-se escolher pela memória, pelo sabor, pelo acalento também é se nutrir. Faça sua comida afetiva hoje e se nutra desse prazer.

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dia 21

FOTOGRAFE VOCÊ AO NATURAL

A #21 missão da #jornadamaisnatural é: Fotografe você ao natural. A nossa #jornadamaisnatural está chegando ao fim… Mas a sua jornada não termina aqui. A proposta é seguir sempre buscando e mantendo uma vida mais natural. Ao longo de 21 dias, fizemos um convite para sair do piloto automático e olhar para você e sua maneira de comer e se relacionar com a comida, aceitando desafios diários com o objetivo de trazer sua atenção para o presente, sem julgamentos, buscando melhorar, substituir, aumentar ou incluir mais alimentos naturais no seu dia a dia. O resultado é incrível: clica na #jornadamaisnatural no Instagram para ver o tanto de inspiração? Neste processo falamos de nutrir melhor seu corpo, sua mente e suas emoções e te deixar mais saudável. Não é preciso descartar alimentos da nossa vida para melhorar, e sim buscar o equilíbrio e a adequação. Incluir mais frutas, verduras e legumes, escolher mais alimentos frescos, cozinhar mais, comer menos alimentos empacotados, se planejar e preparar, sentar e comer com pessoas queridas, evitar a culpa e o julgamento quando não comeu a refeição perfeita, entender que saúde e prazer podem andar juntos. Essas foram nossas intenções para cada um de vocês que participaram e fica o desafio da nossa última missão de nos mostrar como está sua vida mais natural depois de caminho que fizemos juntos.

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